A sociedade pode ser considerada um organismo vivo que promove, em diversos aspectos, a interação social, a qual pode ser benéfica ou gerar dificuldades. Assim, as transformações sociais podem aproximar ou afastar pessoas, especialmente em virtude da competitividade do cotidiano. Embora tenhamos a possibilidade de interagir com qualquer pessoa no mundo, isolamo-nos cada vez mais e nos tornamos reféns da tecnologia para nos sentirmos próximos de alguém. Dessa forma, ao observarmos o ambiente em que convivemos, hesitamos sobre como criar laços e estabelecer grupos sem a necessidade de vencer ou derrotar um adversário.
Acreditamos que a aplicação de jogos cooperativos e de integração fomenta relações saudáveis, incorporando valores importantes na formação dos estudantes e professores. Esses jogos estimulam a cooperação, a perseverança e a solidariedade. Tais ações são abordadas nas aulas de Educação Física e, posteriormente, adaptadas para outros ambientes de aprendizagem, facilitando a integração entre os envolvidos. Essas propostas proporcionam autoconhecimento e promovem a amizade, a responsabilidade, o respeito e a união.
Seguindo o tema adotado na Semana Luterana - Ano XVII - “Cuidar do Meio Ambiente: eu estou no meio!”, para o ano de 2024, a proposta visa a estabelecer pontes entre estudantes das Unidades de Ensino, assim como entre professores, responsáveis e orientadores religiosos, promovendo um ambiente de acolhimento mútuo e interação social.